terça-feira, 3 de agosto de 2010

História: Lions Club Internacional

Em 1917, um empresário de Chicago fez uma pergunta simples, que foi capaz de mudar o mundo: e se as pessoas usassem suas habilidades no trabalho pela melhoria da comunidade em que vivem? Quase 100 anos depois, o Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviços do mundo, com 1,3 milhão de sócios e incontáveis histórias de Leões atuando em prol de um ideal muito simples: vamos melhorar nossas comunidades.
Esse empresário foi Melvin Jones. Ele convocou uma reunião organizacional de clubes que formaram o Lions Clubs International em 7 de junho de 1917, em Chicago. No mesmo ano, o Lions realizou sua primeira convenção nacional, em Dallas, e criou um estatuto, regulamentos, objetivos e um código de ética.
1920: Internacionalização
Apenas três anos depois, o Lions tornou-se internacional, criando o primeiro clube no Canadá. Em 1927, foi a vez do México. Nas décadas de 1950 e 1960, o crescimento internacional acelerou-se, com novos clubes na Europa, Ásia e África.
1925: Helen Keller e a "cruzada contra a escuridão"
Uma das primeiras e mais importantes causas que nos moveram é a erradicação da cegueira. Ela teve início em 1925, quando Helen Keller discursou na Convenção do Lions Clubs International em Cedar Point (Ohio), nos Estados Unidos. Ela nos desafiou a nos tornarmos "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão". Desde então, trabalhamos incansavelmente para cumprir sua promessa de auxiliar os cegos e deficientes visuais.
1945: Nações Unidas
O ideal de uma organização internacional é exemplificado pela nossa relação duradoura com as Nações Unidas. Nós fomos uma das primeiras organizações não governamentais convidadas para ajudar na redação da Carta das Nações Unidas e, desde então, apoiamos o trabalho da ONU.
1957: Criação de programas juvenis
No final da década de 1950, criamos o Programa Leo para oferecer aos jovens do mundo uma oportunidade de desenvolvimento e contribuição pessoal. Já existem mais de 5.500 Leo Clubes em mais de 130 países, com mais de 140.000 Leos em todo o mundo.
1990: SightFirst
Em 1990, lançamos nossa mais agressiva campanha pela conservação da visão, o SightFirst. O programa de US$ 215 milhões tem como objetivo livrar o mundo da cegueira evitável e reversível, apoiando serviços de atendimento médico aos extremamente necessitados. Em 2008, o Lions terminou a campanha SightFirst II, que arrecadou mais de US$ 200 milhões para a expansão do programa.
Hoje: Serviços locais e globais
O Lions Clubs International se fortalece e amplia nossa missão de serviço a cada dia – nas comunidades locais e em todos os cantos do mundo. Em 2002, fomos o primeiro clube de serviços internacional a receber permissão para organizar e administrar clubes na China continental. E em 2007, foi criado um Lions Clube no Iraque. Esses clubes fazem parte de uma rede internacional crescente, que já conta com 45.000 clubes localizados em mais de 200 países em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário